Há olhares de toda a confusão em torno do Madison Square Garden.
É uma noite muito fria de Fevereiro, e uma multidão impressionante diversidade tem embalado a arena para ver o Black Eyed Peas. Mas antes que o grupo sobe ao palco por duas horas de cantar, brilhante, vestindo roupa e colocação de produtos, uma cabine de DJ levanta do chão, ocupado por uma alegre, bouncy, floppy-haired francês. Embora o público-alvo é inicialmente confuso, a música começa na segunda, as luzes de reconhecimento de seus rostos, e eles começam a dançar, para o homem pulando loucamente atrás da cabine é David Guetta, o DJ responsável por alguns dos maiores hits nas rádios pop.
Depois de seu jogo curto, Guetta retorna para fechar o show com as ervilhas, em pé atrás de toca-discos para o seu maior hit, "I Gotta Feeling", que ele produziu e co-escreveu. A faixa liderou o Hot 100 da Billboard durante 10 semanas no verão de 2009 e ainda está no top 20 meses depois. Ela já vendeu mais de 5 milhões de downloads e já apareceu em anúncios de destino e os Jogos Olímpicos de Inverno, assim sendo adotada como a canção oficial da equipa nacional de futebol Português.
Mas mesmo quando a multidão era depósito de MSG, Guetta, boa noite estava apenas começando. Poucas horas depois, ele chegou a uma casa cheia no centro do clube Pacha e procedeu ao homem a cabine do DJ até o amanhecer. Enquanto a multidão subiu no andar de baixo dele e modelos embalado nas cabines do VIP, Guetta congratulou-se com membros da Peas em vários pontos, com Will.i.am batendo por várias horas.
"Foi uma noite emocionante, porque eu comecei a passar a primeira parte de jogar os futuristas, louco, hip-hop beats eletrônicos que eu estou fazendo agora", afirma Guetta, 42. "Mas então eu disse a Will," É hora de você ir para que eu possa jogar o meu clubbers. "
Enquanto a música de dança, periodicamente, conquistou as paradas pop norte-americana, a sua incursão atual pode ser mais profunda desde o seu auge disco dos anos 70. From the Peas à Lady Gaga com Jason Derulo para Iyaz para esta semana's Hot 100 chart-topper Taio Cruz, quatro-em-o clube andar-beats normalmente a proveniência das discotecas europeias e as paradas dance da Billboard, de repente são onipresentes na rádio top 40, e produtores, como Guetta, JR Rotem e refeito estão em grande demanda. Não é apenas pop atos que estão acelerando os RPMs: A partir de Kanye West para Flo Rida, hip-hop disco soa mais como hoje em dia do que em qualquer momento desde que "Rapper's Delight". Kelis é emblemático da mudança: ela passou de colaborar com o hip-hop mega-produtores Neptunes em seu hit de 2003 "Milkshake" para trabalhar com Guetta sobre "Acapella", o primeiro single de seu próximo álbum. "Acapella" é número 1 na Billboard Dance Club Hot gráfico Songs.
Will.i.am manchou a tendência inicial. "Eu estava querendo fazer mais coisas dança, porque eu estive em todo o mundo e viu a música de dança é pertinente em qualquer outro lugar", diz ele. "Os americanos, que não viajam. Você vai em qualquer outro lugar e tudo que você ouve são batidas dance."
Clube de singles, com sua batida distinta e artistas, por vezes indistinto, sempre tiveram um lugar e uma audiência, que impulsiona as estações de rádio como WKTU Nova Iorque ( "Beat the de Nova York") e mantém inúmeras casas noturnas no negócio. Mas agora a bater-bots por trás das faixas estão sendo reconhecidos como personalidades e talentos. Guetta tem uma nova pista com Madonna e Lil alinhados e está conversando com a Euro-beat vanguardista Britney Spears sobre trabalhar juntos. Platéias americanas estão se tornando tão confortável com as batidas do clube e da idéia de que ser DJ é uma forma legítima de ganhar a vida, ninguém pestanejou quando Pauly D de "Jersey Shore fama" alegou que a sua profissão.
"A última década foi a mais difícil em uma geração e economicamente devastadora. As pessoas estão prontas para ter algum divertimento, música e dança alivia um pouco as coisas", diz Julie Pilat, PD associar / director de música do top 40 KIIS de Los Angles. "O sucesso Guetta é parte de uma tendência maior, mas eu acho que é uma tendência maior do que a música de dança. Fãs de música estão se tornando mais sofisticados, graças à Internet e redes sociais. Talvez 10-15 anos atrás toda a gente sabe apenas uma estrela pop tinha um nova canção. Agora, quando as músicas são lançadas há uma história "MTV News" sobre quem escreveu a canção, que produziu e que o presidente da gravadora estava pensando quando assinaram ela.
"A behind-the-scenes pessoas estão recebendo um nome", ela continua. "Quando caiu Timbaland" Shock Value ", com canções de artistas diferentes, que era um conceito estranho. Mas acho que você verá mais e mais do que no ano que vem.
O dia depois de seu conjunto Pasha, Guetta não mostra sinais de exaustão quando se senta no banco de trás de um SUV, correndo para pegar um vôo para a Austrália antes de outra nevasca batedores da Costa Leste. Olhando pela janela no molhado flocos revestimento Brooklyn, ele tenta explicar porque, depois de anos de fama e sucesso em todo o mundo, ele finalmente ter um momento nos Estados Unidos. Ou melhor, porque todo mundo acha que ele finalmente ter o seu momento.
"Deixe-me contar uma história", Guetta diz no seu sotaque francês macio. "Eu estava trabalhando em alguma produção, em Los Angeles, e minha gravadora estava lá, e eles estavam me dizendo: 'David, esta é a América. Você não deve esperar o seu álbum de fazer o que você está fazendo lá fora, porque a cultura é DJ não é grande aqui. "
Ele faz uma pausa para o efeito, então continua. "Então eu disse: 'Posso convidar todos vocês para um show? E eu levei-os para um show que eu estava jogando naquela noite, e havia 110.000 pessoas. Eu era como, 'Você ainda acha que não existe uma cultura DJ na América? " "
Nenhum comentário:
Postar um comentário